Como o próprio nome diz, este equipamento é um esforço para realizar a integração entre homem e máquina, para que mesmo na falta da função motora de um ou mais membros, a pessoa com deficiência possa ter uma maior autonomia e liberdade na locomoção.
Primeiramente vale lembrar que quem diz qual adaptação a pessoa irá utilizar é o DETRAN, através de perícia médica e avaliação dos laudos da pessoa no momento da realização do processo de habilitação. A partir disto será determinado qual adaptação será a correta e consequentemente as obervações que irão constar na carteira de habilitação deste novo condutor.Abaixo segue uma relação dos equipamentos de adaptação mais comuns, suas finalidades e valores em média, pois variam de acordo com a loja, marca e região:
Pomo Giratório
Função - Facilitar o manuseio do volante. Algumas pessoas gostam desta adaptação pois uma mão ficará o tempo inteiro no acelerador e freio, então na hora de fazer manobras acaba ficando mais fácil girar o volante pelo pomo. Cabe ressaltar que existem outros modelos, como os de 2 ou 3 pontos, que entendo serem mais adequados para pessoas que têm algum comprometimento de movimento nas mãos, e até mesmo pomos que possuem comandos elétricos como setas esquerda e direita, por exemplo.
Valor
Pomo simples - R$200,00
Pomo de 2 pontos - R$350,00
Pomo de 3 pontos - R$600,00
Acelerador e freio manual
A) Alavanca
Valor - R$1.200,00
B) Acelerador eletrônico sob ou sobre o volante
Função - É como um segundo volante, menor e mais alto que o original, preso junto a ele.O motorista controla a aceleração pressionando o aro. Permite acelerar o carro durante curvas mantendo-se as duas mãos no volante.
Apesar de ser um sistema comum, é bastante caro.
Apesar de ser um sistema comum, é bastante caro.
Valor - R$3.500,00
Embreagem Eletrônica
Função - Para alguns casos, como deficiência de um membro inferior, este sistema pode dispensar a necessidade de um câmbio automático. Um sensor eletrônico aciona a embreagem automaticamente quando o
Valor - R$4.500,00
OBS.: Por experiência própria, tenho que alertar que esta adaptação é a mais vulnerável que eu conheço. Além de ter uma regulagem que pode desconfigurar a qualquer momento, seu funcionamento é extremamente complexo e os defeitos são constantes!
Eu particularmente NÃO recomendo este sistema. Se houver a possibilidade de adquirir um carro automático ou ainda automatizado ( Fiat Dualogic; VW I-Motion; etc) você estará evitando de ter problemas, dor de cabeça e principalmente, a chance de ficar na mão.
Já aconteceu comigo de num prazo de 2 meses ter que ir à assistência técnica 11 vezes para realizar a regulagem. Alguns meses depois, um defeito neste equipamento danificou totalmente a embreagem, disco e platô do meu carro, me dando um prejuízo de R$600,00.
Eu particularmente NÃO recomendo este sistema. Se houver a possibilidade de adquirir um carro automático ou ainda automatizado ( Fiat Dualogic; VW I-Motion; etc) você estará evitando de ter problemas, dor de cabeça e principalmente, a chance de ficar na mão.
Já aconteceu comigo de num prazo de 2 meses ter que ir à assistência técnica 11 vezes para realizar a regulagem. Alguns meses depois, um defeito neste equipamento danificou totalmente a embreagem, disco e platô do meu carro, me dando um prejuízo de R$600,00.
Chair Topper

ONDE ADAPTAR?
Endereço: Av Washington Luiz, 323
Niterói
Tel. (21) 2616-6715
Adaequare
Endereço: Rua General Canabarro, 65 Maracanã
Rio de Janeiro
Cavenaghi
Endereço: Rua Gonzaga Bastos, 226 Tijuca
Rio de Janeiro
Tecnauto
Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, 92 Vila Isabel Rio de Janeiro
Tel. (21) 2577-4451
http://tecnauto.com.br/new
Pelo menos aqui no Rio Grande do Sul, e também em Santa Catarina e no Nordeste, ainda é muito comum entre cadeirantes o uso de uma adaptação totalmente mecânica para veículos com câmbio manual, por meio de uma alavanca articulada que aciona o freio sendo empurrada para a frente, a embreagem para baixo, e com um punho rotativo como o das motos para o acelerador. Quanto à embreagem automática, a uns anos atrás o proprietário dum Hyundai Accent de 1ª geração com câmbio automático e uma adaptação da Guidosimplex com acelerador a aro e freio por alavanca me contou que antes do Hyundai teve um Fiat Uno com os mesmos equipamentos mais embreagem automática a vácuo e chegou a passar sufoco por conta de problemas na embreagem mas ainda tinha alguma mobilidade na perna esquerda e conseguia acionar o pedal da embreagem.
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